Arquivo de 'Château Mouton Rothschild 1970 – Pauillac – Bordeaux – França' Category

May
31

Château Mouton Rothschild 1970 – Pauillac – Bordeaux – França, e outros



 

Neste final de semana o jogo foi pesado na nossa confraria das sextas. Nosso confrade Affonso não tendo gostado muito de uma garrafa bebida na quarta feira passada, repicou o mesmo vinho para tirara a dúvida, na sexta. Não preciso dizer que a segunda garrafa, bebida na sexta lavou a égua, e a alma; não entendo bem porque se diz assim, pois não entendo porque com a égua suja não se pode pensar claramente ou ter um raciocínio duvidoso.

Esta safra é excelente daquela década.

Mesmo assim tento lhes explicar: é bastante comum no mundo dos consumidores de vinhos terem essas gratas ou horríveis surpresas. É um tanto difícil explicar, mas duas garrafas irmãs, do mesmo vinho, do mesmo ano e de mesma origem, às vezes, não estão idênticas de evolução, e conseqüentemente de cor, aromas e sabores; é o maravilhoso mundo do vinho que nos traz estas encantadoras ou decepcionantes surpresas.  Provavelmente, rigorosamente, não eram idênticas, uma diferencinha de nascimento deve existir. Um final de barrica ou uma lasquinha de rolha danificada, podem patrocinar um desastre destes. Agora que vocês já sabem, não se suicidem, numa ocasião semelhante.

 

A cor estava deslumbrante, rubi claro, limpo e cristalino, um real “claret” para os ingleses; cor das cascas de cebolas nas bordas do copo, quase sem marrom,  muito digna com seus 40 anos!!

 

Aromas incríveis, nobilíssimos, finos e elegantes com herbáceo, frutas maduras e secas, complexo, com essências e torrefações delicadas, com café e nozes, intensos e longos.

 

Na boca fineza, elegância, frutas secas, passas e figos, macio, redondo, corpo delicado, embora taninos muito macios estavam presentes, intenso e longo.

 

Um ZAP !!

 

Muito raro nas lojas brasileiras, nas internacionais variam de US $ 300 a 550, claro no Brasil seria de 3 a 4 vezes mais. Com quarenta anos de idade,  realmente existe certo risco de se comprar uma garrafa não tão boa quanto esta que bebemos. Baco nos ajudou nesta.

Theme Distributed by Rock Kitty and Wordpress Themes