Arquivo de 'Lamaione 2001 IGT – Frescobaldi – Toscana – Itália' Category

Aug
12

Lamaione 2001 IGT – Frescobaldi – Toscana – Itália



Lamaione 

Mais um grande vinho nas nossas degustações de confraria, somente um grande amigo oferece uma garrafa assim, foi o Zé Luiz.

O Lamaione é um vinho IGT, ou seja um de “Indicazione Geografica Tipica” em geral isto quer dizer, um grande vinho, mas que por condições legais não pode ser classificado um DOC ou DOCG , pois não obedece a antigas ou rígidas regras de produção.  

Este foi produzido no famosíssimo Castelgiocondo, produtor de vinhos desde os anos 1100, hoje de propriedade da família Frescobaldi, dentro da região do Chianti, dentro da região de Montalcino, mas não pode ser um DOC destas regiões porque é produzido com 100% de uvas Merlot, não autorizada para estes DOC, ou seja não pode ser um Chianti  nem um também Brunello. O vinhedo principal é de 1976.

Esta safra de 2001 foi excelente, com produção pequena que resulta em qualidade alta. Muito bom com estes 9 anos de idade. 

Cor rubi escuro.

Aromas deliciosos, delicado, elegante, frutado, maduro, complexo, herbáceo nobre, notas de torrefação com café, intenso e longo. 

Na boca ótimo, com fruta madura, complexa e envolvente, delicado elegante, seco, ainda tânico, mas já muito macio, deverá melhorar ainda em poucos anos, mas já é um grande vinho.

Consumir com pratos  robustos  molhos densos, cozidos, caças.

É um Escopeta

Importado pela Importadora Grand Cru     http://www.grandcru.com.br/    Rua Bela Cintra, 1799 – Jardins – São Paulo – Fone (11) 3062.6388 , o do ano de 2001 não tem atualmente, mas o de 2005 custa R$ 350.

 

 

Theme Distributed by Rock Kitty and Wordpress Themes