Arquivo de 'VEGA-SICILIA 1982 – RIBERA DEL DUERO – ESPANHA' Category

Aug
28

VEGA-SICILIA 1982 – RIBERA DEL DUERO – ESPANHA



 

Vega-SiciliaOs vinhos Vega-Sicilia da região de Valladolid, mais especificamente de Valbuena  Del Duero, na Espanha, estão entre os mais famosos e prestigiosos vinhos do mundo, comparável e tão bom quanto tudo que existe de melhor na produção de vinhos finos.

Tem curiosa e longa história, fundada em 1864, passou pelas mãos de vários proprietários até o último, a família Alvarez desde 1982. Desde sua fundação tem suas peculiaridades de exigência e desde o século XIX produz afamados vinhos.

Produzem 3 tipos distintos de vinhos:

Valbuena 5° Año

Comercializado com 5 anos de amadurecimento, com predominante Tempranillo, e mais Merlot que Cabernet Sauvignon, de vinhedos mais jovens. Rubi com borda alaranjada.

 Único Gran Reserva

É seu vinho de referência, de suas vinhas mais velhas, com Tempranillo, e mais Cabernet Sauvignon que Merlot e ainda Malbec. Comercializado com no mínimo 10 anos de amadurecimento, a safra de 1960 foi comercializada com 25 anos em 1985, no Brasil, era nossa Maison des Vins a representante exclusiva, o que me facilitou muito a beber dezenas destas garrafas grandiosas.  Sua cor mantém mais vermelha e seu bordo também mais vivo, devido seu teor alcoólico e acidez.

 Reserva Especial

Especial porque misturam safras diferentes excepcionais, um velho hábito espanhol que compensam o equilíbrio entre safras, para torná-lo ainda mais perfeito.

 Os de tipo Único,  de diferentes safras foram os que mais marcaram meu paladar e minha memória como os melhores já bebidos em toda minha vida, o 1982 bebido recentemente em nossa confraria esteve aquém de sua costumeira qualidade; é reconhecido como um dos mais modestos, até em minha experiência. Talvez porque esta safra não tenha sido tão boa na Espanha como foi na sua famosa vizinha de Bordeaux, na França.

Este mesmo grupo empresarial produz o Alion, Pintia e o Tokaj-Oremos.

 Cor rubi, pouca borda.

 Aromas com frutas super maduras, estava intenso e com torrefações.

 No sabor estava bom, frutado maduro, macio, delicado, um pouco magro, com café, mas sem vivacidade e estrutura habitual.

 Esta safra é só um Espadilha.

 Importado pela Mistral www.mistral.com.br , Rua Rocha 288, São Paulo , Tel. 011 3372-3400. Preços variando de USD $ 350 a 1000 de acordo com tipos e safras.

Também no revendedor com bons preços para os leitores www.zedovinho.com.br na BR Bebidas Importadas, www.brbebidas.com.br rua Leopoldo Couto de Magalhães, 622 – Itaim Bibi – São Paulo – CEP 04542-010 Tel. 11 – 3071-0777.

Theme Distributed by Rock Kitty and Wordpress Themes