Arquivo de 'OS VINHOS BRASILEIROS' Category

Oct
21

OS VINHOS BRASILEIROS, MAIS ALGUMAS IDÉIAS…



Miolo Merlot Terroir 2005

Ontem na nossa confraria do Amarante fizemos inédita degustação – Merlot brasileiros – com gostosos pratos brasileiros no restaurante Brasil a Gosto. Inédita porque raríssimas vezes o tema foi com vinhos nacionais.

Certamente os vinhos brasileiros melhoram de qualidade ano a ano. O grupo elogiou muito os vinhos provados, eu gostei menos que a média dos confrades; éramos seis ontem. Chegaram a dar 90 ou mais pontos para alguns deles, suponho exagerados estes valores; meu melhor ganhou 85 pontos. Nas conversas entre todos os confrades, os melhores foram o Miolo Terroir 2005, praticamente empatado com o Desejo Salton 2006; os números exatos das notas só teremos tabulados na próxima reunião, no mês próximo, depois eu conto.

Minha bronca com os nacionais, alem das qualidades, são os preços. Provamos seis vinhos Merlot cujos preços variaram de R$ 77 a R$130. No meu modo comparativo de ver, com vinhos importados, um exagero de preço para vinhos nacionais que procuram um espaço comercial entre nós.

Não pensem que sou tão ingênuo de pensar que entre os importados não existam caríssimas porcarias. Nossos vinhos assim que melhoram um pouco, já querem ombrear-se em preços com os importados. Para a mão de obra nacional o salario mínimo não é pago em euros,  e ainda sabemos fazem um longo caminho antes de chegarem às prateleiras de nossas lojas.

Porque será? Parece-me que só os impostos não justificariam. Com estes preços a indústria nacional não trabalha bem para o aumento do consumo de vinhos em nosso país.

Miolo Merlot Terroir 2005

Cor rubi escuro

Aromas agradáveis, média intensidade, frutado.

Sabor bom, delicado, elegante, frutado gostoso, acidez boa, com equilíbrio, estrutura atual boa, mas suponho sem grandes forças para grande longevidade, aconselharia beber logo.

Espadilha caro

Theme Distributed by Rock Kitty and Wordpress Themes