Arquivo de 'PONTET CANET 2000 – PAUILLAC – BORDEAUX – FRANÇA' Category

Dec
9

PONTET CANET 2000 – PAUILLAC – BORDEAUX – FRANÇA



 

O amigo Zé Luis levou-me para beber vinhos com seus vários e simpáticos amigos de vinhos, muitos do Santa Cruz, já viu né, aquele grupinho fechado do colégio, conheço bem a raça, pois meus filhos também são de lá. No caso estavam muito amáveis, só disse de gosação. 

De  qualquer modo bebemos uma dezena de bons vinhos no almoço, todos gostosos, incluía o Pera Manca 98 que comentei recentemente e que ao bebê-lo novamente confirmou minha palavras anteriores,  mas hoje aproveito para falar deste, pois é um representante de um tipo  especial: é um Bordeaux, 5ème cru classe de 1855, ou seja, não tem a fama nem os preços dos maiores, mas representa muito bem esta região, esta “appéllation” Pauillac, visinho do Mouton Rotschild.

É uma grande propriedade , 80 hectares, tratado com carinho e dedicação, num solo pobre, quente, magro e bem drenado, mais ainda, é um biodinâmico em sua filosofia, isto é, cuida muito bem de seus vinhedos sem defensivos e pesticidas químicos, e mais uma série de outros cuidados que estes vinhos chamados biodinâmicos exigem.  (leia mais no post de 2 de fevereiro, ou clic vinhos orgânicos e biodinâmicos)

Com Cabernet Sauvignon 60%, Merlot 33%, Cabernet Franc 5% e Petit Verdot 2%, passam 16 meses em barricas, 80% novas.

Então, ele representa esse coração de Bordeaux  e representa ainda uma safra grandiosa que é a de 2000. Isto tudo para eu dizer que um vinho dessa região de Bordeaux é ainda um infante aos 10 anos e que uma safra excepcional é uma grande alma para um  vinho.

 

A cor ainda rubi sem bordas

Seus aroma  muito limpo, sem contaminações, jovial, embora um pouco fechados, mas faz parte da evolução desta grandes safras, permanecem, duros 12 – 15 anos, para começarem a explodir suas qualidades, e mantê-las por muito tempo.

Na boca já estava abrindo suas qualidades,  bom, delicado, elegante, frutado jovem, equilibrado com final muito agradável. Tem toda a força para viver mais vinte anos.

 

È um ESCOPETA

 

Estes grandes vinhos não têm um importador exclusivo no Brasil. Muitos poderão os importar.

No mercado europeu/USA custam cerca de USD $ 90, aqui no Brasil custará mais de USD $ 200.

  

Theme Distributed by Rock Kitty and Wordpress Themes