Arquivo de 'Montepulciano d’Abruzzo 2004 Riserva – Teramane – Nicodemi – Abruzzo Itália' Category

Apr
22

Montepulciano d’Abruzzo 2004 Riserva – Teramane – Nicodemi – Abruzzo Itália



 italia-mapa-regiões

A Província de Abruzzo está situada na região central da Itália em sua costa Adriática na altura de Roma e em frente da Croácia. Região quente, onde uma das  características de suas uvas é um super amadurecimento, dão todos os tipos de vinhos: brancos, tintos, rosados, espumantes, secos e doces, com uvas locais e internacionais, mas realmente as uvas dominantes são as locais: branca Malvasia de Abruzzo, diferente da toscana, e a tinta que é a mais plantada na região, a Montepulciano de Abruzzo, e que não deve ser confundido pelo nome,  com os vinhos de Montepulciano, da cidade do mesmo nome na Toscana.

Todos os vinhos com a Montepulciano dão vinhos com aromas e sabores de uvas super maduras,  tendendo para um sabor dos vermutes, robustos e concentrados, com taninos macios, não intensos.

Este, provado foi na versão “Riserva”, que deve ter pelo menos 30 meses de envelhecimento, sendo um mínimo de 9 meses em madeira.

Tem cor bastante escura, impenetrável.

Aromas frutados intensos e longo, característicos dos super maduros, mas agradável.

Na boca é bastante concentrado nas frutas e estruturado, 13,5° alcoólico, bem equilibrado, e até delicado, bom corpo, taninos macios e ricos na complexidade.

É um Espadilha, característico do local, mas caro.

Seus preços variam de R$ 66,30 o mais simples, até o deste comentado que custa R$ 225,90

Importado pela Decanter  –  www.decanter.com.br  com lojas, representantes e enotecas em todo o Brasil.

Em São Paulo, na Rua Joaquim Floriano 834 – tel 11 3074-5454.

 

 

 

 

Theme Distributed by Rock Kitty and Wordpress Themes