Arquivo de 'Pinot Gris Clos Saint Urbain 1995 Grand Cru – Zind Humbrecht – Alsace – França' Category

May
10

Pinot Gris Clos Saint Urbain 1995 Grand Cru – Zind Humbrecht – Alsace – França



 

Aproveitando a festinha das três mães bebemos ainda com um ravioli de queijo brie e aspargos um levemente adocicado e maduro, Pinot Gris da Alsace, dos vinhedos de Rangen de Thann, que harmonizou muito bem com o prato.

Leiam o post de 17 de fevereiro comentei um delicioso Pinot Gris (leiam o comentário), pois falamos de algumas características do vinho e da uva.

Os senhores da Zind-Humbrecht são a união das duas famílias, velhos produtores centenários que se juntaram em 1959; são grandes campeões alsacianos dos mais famosos. Adotam uma viticultura Biodinâmica rigorosa. Se passar no seu alcance um de seus vinhos não deixe de provar, todos seus vinhos são excelentes, não se erra nunca com um deles, habitualmente caros.

Este Pinot Gris de 15 anos estava dourado.

Aromas inebriantes da delicadeza da uva e de seu grau de amadurecimento, mas com grande intensidade, como os das uvas aromáticas, frutas maduras e secas como nas uvas passas e figos secos.

Na boca é semi-seco (que para o paladar dos alsacianos consideram quase seco), maduro com frutas complexas, intenso e longo, sabores com toques de botritis, acidez ótima marcante, corpo perfeito com estrutura.

Um Escopeta

 

No mercado internacional custa cerca de US$ 120, se existisse a venda no Brasil deveria custar cerca de R$ 600.

Importado pela Expand até há poucos anos; atualmente em seu site oferece poucos tipos deste produtor.

Theme Distributed by Rock Kitty and Wordpress Themes