Arquivo de 'Casas del Toqui Pinot Noir 2009 Reserva – Valle Colchagua – Chile' Category

May
31

Casas del Toqui Pinot Noir 2009 Reserva – Valle Colchagua – Chile



 

 

Não é fácil encontrar um Pinot Noir simples, gostoso e sem defeitos fora da Borgonha, principalmente no Novo Mundo. Nos Estados Unidos e Nova Zelândia sim, mas caros. Como já disse outras vezes, esta é uma uva caprichosa, também conhecida como feminina, e só por isto podemos entender que seja delicada, agradável,  e cheias de vontades que nem sempre os produtores a conseguem atender no seu cultivo e vinificação. O mundo todo fora da Borgonha se esforça para conseguir os bons, característicos e deliciosos vinhos desta esta uva, mas … constantemente sem sucesso. Este vinho foi uma deliciosa surpresa, todos os leitores interessados em conhecer melhor esta uva podem reconhecer neste vinho suas principais características de aromas e sabores, a um ótimo preço.

A bodega produtora está situada no Alto Vale de Cachapoal, no Chile, a 100 km ao sul de Santiago, aoss da Cordilheira dos Andes, conta com 100 hectares de vinhas próprias onde são cultivadas variedades nobres, como Cabernet Sauvignon, Carmènere, Chardonnay, Merlot, Syrah e Pinot Noir. Os vinhedos estão localizados a uma altitude de 600 metros acima do nível do mar, numa região com grande amplitude térmica entre o dia e a noite (aproximadamente 20°C), o que assegura que as diferentes variedades cresçam robustas e sadiamente. Estas condições climáticas excepcionais protegem as vinhas contra doenças, fungos e pragas, esta proteção natural é uma característica freqüente dos vinhedos chilenos. Tanto é que em seus vinhedos, seus pés são chamados “francos”; para quem não sabe são pés da própria uva Pinot Noir, quer dizer, não são enxertados, uma raridade atualmente no mundo!! 

Com bonita cor rubi claro (é a cor dela).

 Com aromas frutados característicos dos jovens pinot, com as frutas vermelhas, morango? é intenso.

Na boca é muito bom, delicado, leve, frutado jovem, frutas vermelhas , taninos gostosos, bom corpo, longo, final, sem defeitos. Esteve melhor depois de cerca de uma hora após abertura da garrafa. Só não sei se terá uma evolução na garrafa como os borgonhas. Quem tiver paciência guarde alguns anos e me conte depois.

É um ZAP no momento.

Importado pela www.bodegas.com.br Tel. 11 5182 2401

Comercializado pelo preço de R$ 45 para os leitores do www.zedovinho.com.br pela

www.brbebidas.com.br na rua Leopoldo Couto de Magalhães, 622 – Itaim Bibi – São Paulo – CEP 04542-010      Tel  011 3071-0777

Theme Distributed by Rock Kitty and Wordpress Themes