Arquivo de 'Marion 2005 Valpolicella Superiore – Veneto – Itália' Category

Jul
5

Marion 2005 Valpolicella Superiore – Veneto – Itália



 

 

Os Valpolicella são agradáveis vinhos tintos da região do Veneto, na Itália; são frutados, leves, para ser bebidos aos grandes goles, bebidos aos copos avulsos, o dia todo, nos barzinhos das cidades e vilinhas, já morei um ano lá e conheço os  hábitos. Vão bem com muitos tipos de pratos caseiros simples, como massas variadas, carnes e até queijos. É o vinho diário dos venezianos, principalmente dos que vivem mais ao sul, mais ou menos em torno de Verona, poderia até ser dos brasileiros, pela simplicidade, pela leveza e também pelo preço.

Mas…, atenção! Deve-se fazer uma grande distinção entre os tipos Valpolicella Classico, o mais simples, esse citado acima, do outro tipo, que tem pouca diferença no nome, mas enorme diferença nas qualidades. Dado às nobres qualidades das uvas usadas, parte com uvas passitas (desidratadas, ao repousarem cerca de um mês após a colheita, nas cantinas) ou uvas que foram usadas das vinificações dos vinhos Recioto tanto o doce quanto os Amarones secos, que são outros tipo de Valpolicella nobres. As uvas são as mesma, mas de vinhedos mais nobres com mais idade e menor produção por hectare. Por tudo isto, sua vinificação, somados a estágios longos em barricas de carvalho, fazem dele um vinho de nível muito superior; resistindo e amadurecendo muito bem, por muitos anos em garrafa; assim é que nasce um Valpolicella Superiore.

Esse que bebi na sexta passada, produzido com muita atenção e esmero com uvas Corvina Grossa 60%, Rondinella 20%, Corvina gentile 10%  Teroldego e outras 10%. Uma feliz formulação. Muito interessante para quem está sempre procurando novos sabores no mundo do vinho. Nas marcas famosas é um vinho caro, mais de 400 reais.

Estava rubi escuro de cor.

Nos aromas um pouco fechado, mas que abriu um pouco na taça; alem das frutas um pouco de tabaco e chocolate.

Na boca muito agradável, leve, mas potente, frutado com delicadeza e complexidade de boas frutas, equilibrado macio e longo, leves e gostosos taninos no final.

É um Escopeta, sem ser baratinho

Importado por www.cellar-af.com.br  o preço é R$ 150,00.

A.F. Imp. Exp. Com. Ltda  Tel 11-5531 2419

Theme Distributed by Rock Kitty and Wordpress Themes