Arquivo de 'Tignanello 1990' Category

Oct
4

Nossa Confraria da semana 30-09-11



 

 

Tivemos deliciosos vinhos nesta semana passada, vinhos um pouco difíceis de encontrar no Brasil, mas de repente alguém viaja e os encontram disponíveis à venda nas prateleiras, estas referências já dão para quebrar o galho, não são caríssimos, mas também não são molezas .

Este primeiro tem na praça, é da Importadora Zahil, da família dos Ferreirinhas, que são: Esteva, Vinha Grande, Reserva Ferreirinha, Quinta da Leda, é o seu irmão mais pobre, mas é gostoso.

  • Esteva 2009 – Casa Ferreirinha – Douro – Portugal

Produzido com as castas Touriga Franca, Tinta Barroca, Tinta Roriz, sem estágios em madeira um vinho para ser consumido jovem.

Aromas frutados, leves e agradáveis.

Boca: seco, toque mineral, bom, macio, frutado, limpo.

É um Espadilha.

Importado pela www.zahil.com.br ao preço de R$ 45  tel. 11 – 3071-2900 e encontra-se também para os nossos leitores na www.brbebidas.com.br tel 11 – 3071-0777.

  • Tignanello 1990 Antinori Toscana – Itália

Este é um famoso vinho, dito Super Toscanos (não é uma classificação oficial) como vários são assim chamados (Solaia , Sassicaia, etc.) porque pertence a um grupo de vinhos de grande qualidade denominado assim pela imprensa. A partir de 1971 tornou-se um Vino da Tavola; era anteriormente um Chianti Classico, mas tendo introduzido diferentes uvas das dos Chianti, perdeu o direito legal de se chamar Chianti, mas transforma-se num vinho de nível muito superior. Produzido com   80% Sangiovese, e as  diferentes uvas da região, 15% Cabernet Sauvignon e 5% Cabernet Franc, por isso, legalmente, não pode mais ter a denominação de Chianti, atualmente é um IGT (Indicazione Geografica Tipica).

Cor rubi com bordas marron.

Aroma: muito bom, delicado, elegante, fino, intenso.

Boca: muito bom, macio, elegante, frutado, longo,  marcante sabor com levíssimo e muito positivo  amargor.

É um Escopeta

Procurei mais de uma hora na internet e não descobri o importador no Brasil deste vinho; há algum tempo era a www.expand.com.br

No mercado internacional esta safra custa aproximadamente USD$ 200, aqui seria 2 a 3 vezes mais.

  • Cabernet Sauvignon Mondavi 1994 – Napa Vale California – USA

Os vinhos do Mondavi são ícones da vinicultura californiana, fundou a primeira vinícola em 1966,  e produziu uma serie de grandes vinhos, com vinícolas em várias sub regiões. Como Cabernet Sauvignon seu mais famoso seria este do Napa Valley. Esta safra é particularmente famosa, sendo uma das melhores já produzida.

Cor rubi, com bordas alaranjadas.

Aromas: muito agradável, maduro, intenso, madeira leve dando riqueza ao vinho, na minha descrição como boa qualidade é que tem um agradável toque de verniz, que ilumina seus aromas, para outros , esta descrição de verniz seria quase um defeito, é um modo de sentir os aromas.

Na boca é grandioso, macio, redondo, aveludado, fino, elegante, madeira mínima e bem dosada, maduro perfeito para o consumo, longo e ainda durável.

É um valoroso Escopeta.

 

 Importado pela Inovini, da Aurora – Fone: (11) 3623 2288,  no mercado internacional custa cerca de USD$ 150, aqui já sabe 2 a 3 vezes mais.

 

 

 

Theme Distributed by Rock Kitty and Wordpress Themes