Arquivo de 'Château Puycarpin Bordeaux Superieur 2006 e 2008' Category

Feb
6

Château Puycarpin Bordeaux Superieur 2006 e 2008



 

 

Esta semana tive o prazer de provar estas duas safras deste vinho comparativamente.

É um vinho simples, quase um Bordeaux genérico, na realidade um Bordeaux Superieur, mas onde se pode notar que as safras demonstram todas as diversidades dos vinhos. Ambas as safras são consideradas iguais e boas nas classificações da região, as uvas são as mesmas nas composições, o local produtor o mesmo, mas se vocês conseguirem uma garrafa da safra 2006, poderão se divertir com a aula, comparando com a safra 2008, à venda atualmente. O vinho de 2006 procurei na internet, não encontrei nenhuma garrafa disponível à venda. Essa que bebi foi uma que guardei há algum tempo e tive recompensa bebê-la prazerosamente.

 

O 2006 estava rico nos aromas apenas aberta a garrafa, com frutas vermelhas intensas, equilibrado, fino, agradável e longo.

Na boca estava macio, redondo aveludado, corpo leve, mas não magro, boa estrutura, longo na boca com gosto de cascas de jabuticabas mordidas.

 

Grandes diferenças comparado ao 2008. É claro que um tem dois anos mais que o outro, mas na prática , acredito que o 08 não terá chances de ser bom como o 06. Com aromas fechados e pobres.

Na boca estava leve, magro de corpo, sem estrutura, com pobreza de complexidade, com aceitável final leve dos Bordeaux.

 

Creio que se tira dessa história é que, cada vinho precisa ser provado e degustado, com este espírito crítico. Os “terroirs” possuem tantas variáveis que não é só o ano da safra e uma avaliação genérica das tabelas dos enólogos e críticos é que contam. O clima (estações de chuva e sol, ventos, etc.), o transporte das uvas, a vinificação, a maturação nas barricas de madeira, etc,etc., modificam o resultado final.

Não estou descobrindo nada, somente constatando.

O 2006 é um bom Espadilha

O 2008´só um Pica Fumo

 

Importado pela www.zahil.com.br e negociado pela www.brbebidas.com.br  tel 3071 0777 por R$ 79 para os leitores do www.zedovinho.com.br

 

 

 

Theme Distributed by Rock Kitty and Wordpress Themes