Arquivo de '“Portos Colheitas” – antigos magníficos!' Category

Feb
16

“Portos Colheitas” – antigos magníficos!



 

 Messias Colheita

Uma incrível, inédita e inesquecível degustação de antigos vinhos do Porto Colheita fizemos anteontem. Foi por iniciativa da prestigiosa Revista (gourmet) Gosto, que tenho o prazer de participar do grupo de degustadores, e com a colaboração da Casa Flora, importadora dos Vinhos Messias.

Insisto no ineditismo do encontro, pois raramente se pode repetir a façanha, pois os vinhos vieram diretamente das adegas dos Vinhos Messias, de Portugal, dificilmente encontrada uma coleção desta nos amadores colecionadores. 

Como sabemos os vinhos do Porto classificam de modo muito resumido em vinhos Tawny e Vintages.

Grosso modo, os “Tawny” são envelhecidos em barricas e tonéis e posteriormente engarrafados, já os “Vintages” são engarrafados precocemente com cerca de dois anos e seu amadurecimento se dá nas garrafas. Dado ao elevado grau alcoólico (20°) e de açúcar ambos os tipos duram séculos.

Os Vintages são sempre safrados, de um único ano. Os Tawny não; são geralmente misturas de vários anos.

Quando a safra é excepcional, os Tawny safrados de um único ano, ganham a denominação de “Colheita”, são provavelmente os mais raros e caros.

Tivemos então num jantar do Tambuille o privilégio de degustar 8 safras inéditas e famosas: 2000, 1994, 1985, 1977, 1966, 1963, 1952 e 1947.

Para não atravessar a reportagem do próximo número da Revista Gosto que recomendo todos lerem o próximo número para obterem mais detalhes. Aqui vou simplesmente comentar que estes vinhos, habitualmente, quanto mais antigos melhores se tornam. Os mais jovens tem ainda as essências das frutas vermelhas com as cerejas e, conforme evoluem ganham complexidade da baunilha, das frutas secas, nozes como amêndoas e avelãs. Surpreendentemente tornam-se mais potentes e alcoólicos, pois como o processo de amadurecimento se dá nos barris, e por estas características, por micro porosidade, perdem essencialmente água, concentrando seu álcool.

Experimentem estes “Colheitas” e ficarão maravilhados.

No mercado internacional custam, dependendo da safra entre 200 e 400 dólares,  no nosso mercados quando aparecem devem custar 3 a 4 vezes mais.

Theme Distributed by Rock Kitty and Wordpress Themes