Arquivo de 'BORGONHAS 2009' Category

Apr
3

BORGONHAS 2009, agora é a vez deles…



Borgonha 2009

 

Por sorte minha, e talvez dos amigos leitores também, pois pude em curto prazo fazer a comparação; tivemos a coincidência de beber em poucos dias de diferença,  os Bordeaux comentados recentemente, e também na semana passada bebemos com os amigos da Revista GOSTO, 25 vinhos da Borgonha 2009.

 Foi uma generosa amostra dos mais importantes importadores da cidade, que incluíam 18 “premier cru” de vários  e famosos “villages” e ainda genéricos “villages”normais, e, com este número de amostras, creio que pude fazer uma avaliação e opinião da safra 2009.

 

Diferentemente dos Bordeaux 2009 bem frutados, estruturados e elegantes, os Borgonhas estão numa safra um pouco menos favorável. Os vinhos estão menos estruturados; mais leves, delicados e macios, fáceis de se consumir. Obviamente nesta região já são mesmo menos encorpados, então é uma safra sem dúvidas para um consumo mais jovem. São vinhos muito agradáveis, com boas frutas, mas pouca acidez e taninos, que os fazem prontos logo, para serem bebidos em curto prazo, mas não espere uma grande longevidade deles. Mais detalhes deles, aguardamos o artigo da Revista GOSTO, que já deve estar saindo.

Já estão todos à venda na praça, são sempre caros, pois mesmo safras menos favoráveis não caem de preços, dada suas origens famosas.

Como estes vinhos estão muito jovens, poderão evoluir diferentemente com  poucos anos e mudarem suas avaliações com as evoluções nas garrafas. Tenho muito ceticismo nas avaliações de, por exemplo, 100 pontos num vinho novíssimo, e ser necessário mudar a escala para “120 pontos” dentro de 8 anos !!??

 

Cito três mais agradáveis, hoje, do conjunto provado, dentro de alguns anos posso mudar de idéia:

 

Volnay Caillerets Bitouzet-Prier –  Imp. Porto Mediterrâneo

Vosne-Romanée Aux Reignots – Comte Liger Belair – Imp. Mistral

Nuits Saint Georges Les Damodes –  Dom. Jean Chauvenet – Imp Porto Mediterrâneo

 Deixe seu comentário no “clic” abaixo – nenhum comentário 

 

Theme Distributed by Rock Kitty and Wordpress Themes