Arquivo de 'Moscatel de Setubal' Category

Oct
29

O Moscatel de Setubal



Hoje damos a dica do vinho doce Moscatel de Setubal que são muito gostosos. Creio que em relação aos vinhos doces são as melhores compras possíveis, em torno dos R$ 40. Quase todos os outros tipos são muito mais caros.  Homens também bebem vinhos doces, e com muito prazer; se voce é machão, não se envergonhe de gostar. Neste universo de tipo de vinho, os doces e licorosos, são sempre muito caros, por vários e justos motivos. Depois eu conto mais, mas principalmente pelo  pequeno rendimento de produção.

Moscatel de Setubal

Moscatel de Setubal

Entre os vinhos produzidos com a uva Moscatel, que são inúmeros no mundo, este é peculiar pois tem a característica de ser um vinho generoso, com alto teor alcoólico, 18 % por volume, por adição de aguardente vínica; é licoroso. São completamente diferente dos de Asti do Piemonte, dos Muscat da Alsácia ou um Beaume de Venise das Côtes du Rhône, etc. que são às vezes um pouco mais leves e delicados.

A região de Setubal fica  próxima de Lisboa, onde estes vinhos são elaborados a partir de uma mistura de uvas Moscatel, Boal e Malvasia. Fermentadas em presença das cascas cerca de um mês, parada a fermentação pela adição da aguardente, macerada por cerca de cinco meses, e envelhecido em tonéis de carvalho até o seu engarrafamento. Dependendo de sua qualidade poderá aguardar envelhecendo 5, 10, 20, 25 anos e mais raramente são vinhos de anos especiais datados, como os históricos de 1934 e 1900. São vinhos que têm grande longevidade graças aos altos teores alcoólico e de açúcar, podendo ultrapassar um século.

O aroma complexo, muito agradável, com frutas secas: uva passa e damasco. O gosto se apresenta com uma acidez brilhante, equilibrando-se muito bem com o álcool e açúcar, embora bem licoroso, com sabor da uva passa Moscatel, com  baunilha, complexo, muito corpo, longo no retro gosto e que pode  ser usufruído ate com o copo vazio, inalando-se as essências do extrato seco, até no dia seguinte. Quando der, leve de presentinho “prá sua patroa ou patrão”.

Vinhos moscatel

Taça de vinhos moscatel

Pode ser degustado como aperitivo, com muitas sobremesas, de preferência abiscoitadas secas, e com os  queijos fortes: Gorgonzola, Roquefort ou da Serra da Estrela.

Theme Distributed by Rock Kitty and Wordpress Themes