Arquivo de 'Phylloxera' Category

Nov
11

O que é a Phylloxera



Phylloxera - vinhedos com e sem phylloxera

Vinhedo da esquerda protegido pelo enxerto, o da direita atacado pela phylloxera

 

O que é a tão mencionada Phylloxera vastatrix dos textos vinícolas? A Filoxera, em português, é um Afídeo, isto é, uma designação genérica de inseto, também conhecido como um pulgão. Foi sem dúvidas a responsável uma das maiores tragédias que aconteceu na vida dos viti-vinicultores europeus no final de século XVIII. Vinda dos Estados Unidos contaminou e devastou praticamente todos os vinhedos europeus e para simplificar a explicação, expandiu-se por todo o mundo.

As Filoxeras são de vários tipos, mas resumidamente atacam as raízes das videiras sugando-lhes sua seiva e, em curto período, as videiras secam e morrem. Na prática, não se consegue fazer bem este controle só com os pesticidas. Após quase a devastação total dos vinhedos europeus consegui-se uma solução também vinda da norte América no início do século XIX. Até hoje continua sendo um grande problema, nos Estados Unidos seu replantio e mão de obra custam muito caro, cerca de um bilhão de dólares nesta última década.

A grande solução foi quando se descobriu uma espécie de videira americana selvagem cujo suco de suas  raízes não são do gosto, nem fornecem adequados nutrientes, para uma boa reprodução destes inseto, tornando-as como se “resistentes”aos seus ataques. Elas não gostam de solos arenosos também.

Deste modo aconteceu o milagre da recuperação mundial das videiras, usando-se até hoje estas variedades selvagens como suporte de um enxerto da variedade da uva escolhida, que funciona maravilhosamente bem. Raramente em algumas regiões do mundo onde a Filoxera não sobrevive, o vinho produzido pode ser de plantas não enxertadas, chamados de “pés francos”, que muitos consideram que possam dar vinhos de melhor qualidade. Por exemplo, o Vinho do Porto da Quinta do Noval Nacional, de um vinhedo sortudo e privilegiado de pés francos, continua produzindo seus vinhos maravilhosos e muito caros e raros. O Chile quase inteiro também sortudo, pois condições geográficas naturais, das cordilheiras de um lado, o deserto de outro, o oceano e o frio do sul criam uma barreira natural para suas regiões vinícolas contra a Filoxera, deste modo, o país todo nem  precisa de videiras enxertadas.

Theme Distributed by Rock Kitty and Wordpress Themes