Arquivo de 'O que é um vinho bom' Category

Jan
6

O que é um vinho bom



Um vinho bom deve ter uma característica que considero a mais importante: o equilíbrio.
Onde não se percebam nos aromas e sabores uma sensação acentuadamente dominante de um dos componentes básicos,  principalmente se for um defeito.

Por exemplo, o excesso de acidez, a acentuada adstringência (amarra na boca como fruta verde), o amargor (como o amargor dos vermutes, campari, etc), o excesso de álcool, acentuada doçura se não for um vinho licoroso declarado, entre outros defeitos estes são os mais comuns.

Um vinho caro costuma ser muito bom pelo seu ótimo equilíbrio. Um vinho 10 vezes mais caro que outro, não é necessariamente 10 vezes melhor; é às vezes, só um pouquinho melhor. É assim que funciona com os vinhos.

Se você está começando neste mundo dos vinhos, creio que você deva começar a beber vinhos de todos os tipos, todas as marcas, de todos os preços. Com a sua própria experiência, você vai começando a selecioná-los por qualidades.
Felizmente uma regra básica, boa e desejável, ultimamente começa a se firmar no mercado, em quase todas as importadoras e lojas: quanto mais caro o vinho, melhor é sua qualidade! Já é um começo para sua seleção. Nem sempre foi assim!

Theme Distributed by Rock Kitty and Wordpress Themes