Arquivo de 'Araujo Cabernet Sauvignon 2006' Category

Feb
2

Araujo Estate – Eisele Vineyards 2006 – Napa Valley – USA – Orgânico – Biodinâmico



 

Araujo Estate 2

AraujoEstate 

Por vários motivos, é um grande privilégio poder provar este vinho, claro, veio da nossa confraria neste fim de semana. É o chamado vinho de boutique, grande qualidade, pequena produção,  vindo da Califórnia, mais precisamente do nordeste do Napa Valley, perto de Calistoga. Sua produção está totalmente vendida todos os anos, para particulares que entram anualmente na fila de espera, para conseguir algumas garrafas, e só quando alguém sai é que sobra para um novo comprador. Pode ser encontrado ainda em alguns restaurantes californianos, e um pingado de lojas pelo mundo.

Este é um vinho orgânico e biodinâmico. O que é isto? Isto quer dizer que usam técnicas naturais que asseguram a perfeita saúde do solo e dos vinhedos em equilíbrio com a natureza. As técnicas meticulosas e detalhistas abrangem os plantios e as vinificações. Orgânicos porque são produzidos sem  agrotóxicos, com muitas outras exigências nas suas produções (cuidados com o terreno, ervas daninhas, controle da fauna local, aves, insetos, etc, etc.), para poder  ganhar o atestado do órgão internacional regulador. Para serem  biodinâmicos, vão ainda alem destas exigências,   até o alinhamento dos astros contam.

Acho um pouco de exagero, às vezes penso que até estão perdendo o senso comum  e o científico. Às vezes podem ser  até mais saudáveis !?, mas, não melhores de gosto!!

Este vinho foi produzido com uvas Cabernet Sauvignon e um temperinho de 4,5% de Petit Verdot  e 1,5% de Merlot. Amadurecido nas barricas de carvalho francês.

Era escuro, com aromas delicadíssimos, tinha boa fruta, dos tipos das vermelhas, mas com pouca intensidade, talvez por sua juventude. Na boca muita estrutura, mas com delicadeza nas frutas, e muito bom equilíbrio. Com um final com madeira presente, conferindo uma jovem evolução ainda, deverá e poderá afinar muito com os anos.

No Brasil não terá onde se comprar, se houvesse custaria 3 a 4 vezes  do preço internacional, cerca de 300 dólares, ou se você for paciente, entrar na fila de espera:

wine@araujoestate.com  – tel. 00-x-1-707-942 6061

Theme Distributed by Rock Kitty and Wordpress Themes