Arquivo de 'Crémant de Cramant ou atualmente Mumm de Cramant' Category

Mar
16

Crémant de Cramant ou atualmente Mumm de Cramant



Mumm de Cramant

Passando a limpo e tirando umas dúvidas, me lembro este era um champagne que não mais existe com o velho nome.

Quem gostava muito dele é meu amigo Kiko Araujo, na verdade o  champagne ainda é o mesmo, mas o nome é que mudou. Não podem mais serem chamados de “Crémant” porque este nome ficou específico para outros espumantes, com um pouco menos de pressão interna (4 atmosferas), produzido nas  regiões da Bourgogne, Alsacia , Loire e Limoux, na França.

Cramant é um município do Departament de Marne (como se fosse um estado lá na França), onde se situa a região de Champagne.

O Crémant de Cramant era um tipo de champagne  Blanc de Blancs, da marca Mumm,  não é safrada , mesmo que tenha qualidades para isto, ou seja de um único ano e de vinhedos Grand cru. Produzido em torno da cidadinha de Cramant. Este champagne é quase uma raridade porque é produzida de um terroir excepcional e em mínima quantidade. Hoje tem um outro nome:

 Mumm de Cramant

 Este champagne é fino, elegante, leve, mas vivo, isto é com agradável acidez, tem uma mistura em seu sabor de maçãs, e casca de limão, mel, massas de pão e que mais envelhecido, amadurecem bem, com os aromas das nozes, e que terminam com um rápido final mineral.

É claro que ainda muitos outros champagnes blancs de blanc, são   produzidos lá, pois fica na região dos vinhedos grand cru de Cramant, da Côtes des Blancs, onde se produz principalmente a uva Chardonnay e de onde vêm os Blanc de Blancs.

 

A importadora da Mumm é a Pernod Ricard Brasil :  tel, 0800 014 2011, mas nunca vi este tipo no comércio do Brasil. Fora do Brasil custa cerca de US$60, no Brasil seria cerca de 3 vezes mais.

Theme Distributed by Rock Kitty and Wordpress Themes