Arquivo de 'Vinhos “en primeur” Bordeaux 2009' Category

Mar
15

Bordeaux 2009



Bordeaux 2009

 

Na semana passada tivemos uma deliciosa degustação de vinhos de Bordeaux promovida pela “ Union des Grands Crus de Bordeaux” e seus  produtores mais representativos, dentro dos seus 132 membros.

Foi a primeira degustação promovida em São Paulo oficialmente por eles. Não sei se se trata de crise comercial, mas não me lembro uma degustação tão pródiga de tantas marcas importantes juntas, analisando e promovendo uma única safra, a de 2009; de qualquer modo muito bem vinda e de excelente qualidade.

Eram mais de 100 produtores com no minimo uns quatro tipos cada um, fazendo sem rigor dos números, cerca de 400 vinhos para serem degustados. Não tive esse fôlego todo!!

Foi muito didática, pois num país como o nosso, distante e pouco consumidor de marcas sofisticadas e caras como os Bordeaux, esta foi uma oportunidade indiscutivelmente de ouro para o público amante e estudioso deles.

Como comentamos sempre, os Bordeaux são os mais longevos e resistentes vinhos de mesa, e que necessitam de 15 a 20 anos de amadurecimento e talvez outros tantos anos resistindo num estável platô, com grandes qualidades.

Esta safra de 2009 em tintos, pode e deve ser comprada para os que tenham expectativas de bebê-los maduros em torno do ano de 2030. Claro que poderão ser consumidos antes disso, e com muito prazer.

Os brancos da região de Péssac-Léognan, sempre os mais importantes de toda a região de Bordeaux também estão deliciosos, frutados e baunilhados já, também necessitam e evoluem após 10-15 anos, mas creio que os tintos serão mais famosos. Alguns nomes de brancos atualmente marcantes: Châteaux Pape Clément, Haut-Brion Arrivée, Carbonieux.

Os tintos só começam a desempatar dentro de alguns anos !!

É uma safra deliciosa, fácil, concentrada, frutada, rica, complexa, bem estruturada, equilibrada e harmoniosa. Penso que só haverá prazer  em seu consumo. Embora com estas qualidades, neste momento, está bastante fechada, confundindo e dificultando comparar os que serão grandes vinhos, dos médios e até pequenos.

De qualquer modo foi um grande privilégio que estes vinhos tenham chegados até nós sem precisarmos ir para a França, o que também não seria na verdade, nenhuma tragédia.

 

Mar
31

A SAFRA DE BORDEAUX 2009 É ÓTIMA !



 

Os nossos amigos e leitores poderão tranquilamente fazer suas compras “en primeur” dos vinhos de Bordeaux 2009 com aparente segurança, pois recentes comentários internacionais, da revista Wine Spectator garantem ser uma safra excepcional comparáveis às grandes do século passado como as de 1982, 1989, 1990 e deste século , a 2005. Foram os comentários do conhecido degustador James Suckling, com vinhos provados ainda nas barricas. Ele cita como reforço, a opinião a do meu conhecido Jean-Charles Cazes, jovem que já morou um tempo aqui em São Paulo e fala bem português, filho do proprietário e vinicultor famoso, Jean-Michel Cazes, dos Châteaux Lynch-Bages e Les Ormes-de-Pez.

Normalmente são  provadas muitas amostras e de muitas e diferentes sub-regiões dos grandes Châteaux.

Compras en primeur,  para quem não está habituado ao termo, significa comprar dos grandes negociantes de Bordeaux, antecipadamente, praticamente “em confiança”, antes dos vinhos serem mesmos engarrafados e considerados famosos.

 

Claro, a vantagem é comprar os vinhos por um preço o mais barato possível, pois os vinhos ainda não se tornaram famosos, e só um pequeno grupo de amantes ou negociantes do mundo todo, tem dinheiro, tempo disponível de vida e informações técnicas confiáveis para estas compras.

 

Ou seja, os vinhos ainda estão em repouso inicial, dormindo em suas barricas de carvalhos franceses, que custam vazias de 500 a 1000 dólares cada uma, com capacidade de 225 litros.

Pelo cálculo se pode concluir que os vinhos, somente repousar em barricas francesas, custam aproximadamente 2 a 4 dólares por garrafa este soninho de aproximadamente 12 a 18 meses.

 

Aproveitem, façam seus cálculos e suas contas, esta garrafas deverão ficar  no ponto bom de se bebê-las  lá pelo ano de 2030!!

 

Theme Distributed by Rock Kitty and Wordpress Themes