MINHA TORTA SBRISOLONA DE PECAN – a melhor que existe para vinhos de sobremesa

Esta é a que comerei hoje a noite, gosto das crostas altas com os Sauternes

Esta é a que comerei hoje a noite, gosto das crostas altas com os Sauternes

Há anos fiz este estudo e cheguei à conclusão que esta é a melhor torta doce para se consumir com os melhores vinhos de sobremesa que existem.

Não inventei as receitas, somente fiz uma adaptação de duas coisas que já existem, mas que juntas deram um fenomenal resultado final.

A sbrisolona é um bolo da região de Mantova na Itália, uma massa quebradiça, seca,  como diz o nome, simples, comumente comida nos tempos de Natal, é quase um simples biscoito. É doce, aromática, delicada e seca de consistência, muito próprio para os vinhos doces.

Para dar uma consistência de liga, sabores das nozes, complexidades gustativas,  juntei à esta crosta seca, o recheio untuoso, brilhante, adocicado o quanto se queira, de uma torta de pecam, com origens em New Orleans, cabocla do local.

Nunca provei nada melhor com os Sauternes, Tokaj, Porto  e todos os outros de sobremesa, contanto que sejam ser robustos e doces.

 

Esta é a minha interpretação das receitas, demora um pouco se você fizer tudo, não tenha pressa dedique-se à ela, o resultado é muito compensador:

 

Serve bem 8 porções.

Para a crosta:

 

Junte todos os ingredientes:

200 g de farinha de trigo

200 g de sêmola de milho (tem em qualquer supermercado)

200 g de açúcar

200 g de amêndoas, sem peles , torradas levemente, claras, e moídas na faca ou no processador de alimentos, fazendo uma farinha grossinha, não em pó.

200 g de manteiga, derretida

2 gemas

Casca ralada de um limão

1 colher das de chá de essência de baunilha

1 pitada de sal

 

Trabalhar essa mistura com as mãos, ou com garfos e colher, até ficar um conjunto de consistência arenosa, sem grumos.

Essa mistura dá para forrar uma forma cerca de 27 cm de diâmetro, de preferência que se abra dos lados, facilita depois de assada. Embora a massa seja arenosa, você consegue facilmente forrar nos fundo e nas laterais somente com um pouco de pressão, compactando  com as mãos sobre a massa, fazendo uma crosta no fundo e nas laterais de cerca de 1 cm de espessura.

Leve para assar em forno médio 180°C por cerca de 30 a 40 minutos, olhe constantemente, deve ficar dourada e firme ao toque, fique de olho não deve escurecer (queimar muito a massa amarga). Retire do forno e adicione o recheio.

 

Recheio:

Junte todos os ingredientes numa panela:

 

100 g de açúcar

50 g de manteiga derretida, bata bem e adicione

3 ovos, um de cada vez misturando bem

360 ml de Karo claro (1 vidro pequeno)

250 g de nozes pecam picadinhas grosseiramente (0.5 cm)

1 colher das de chá de essência de baunilha

1 pitada de sal

Colocar no fogo e assim que ferver deixar cerca de 3 a 4 minutos, não deixar secar.

 

Colocar o recheio na crosta e levar novamente ao forno com 180° C por mais outros 20 minutos, vigiar constantemente para não queimar a crosta, e dar a última cor dourada.

Está pronta, deixe esfriar um pouco e retire as laterais da forma, (é temeroso retirar o fundo) coma fria, se resistir, no dia seguinte é ainda melhor, com seus melhores vinhos de sobremesa.

 

TENHAM UM EXCELENTE ANO NOVO !!

Escreva uma resposta

Theme Distributed by Rock Kitty and Wordpress Themes