Sobre o Zé do Vinho

O Zé do Vinho

O Zé do Vinho

A idéia de ter um “site” na Internet é antiga, somente recentemente se definiu como executá-la. Sou um amante inveterado dos vinhos, desde minha infância fui envolvido pela figura do pai de um amigo meu, que tinha o hábito de bebê-lo com elegância, prazer e constância em suas refeições. A beleza do vinho, e sua mágica presença na mesa deixavam-me perdidamente envolvido com aquele requinte gastronômico visto que, interessado em tudo que se comesse ou bebesse eu já era.

Na juventude, no interior, amigos meus, mais velhos e experientes, italianos de origem, consumidores diários do maravilhoso líquido, também contribuíram para minha educação e aguçar ainda mais o meu interesse. Depois tudo ficou fácil. Em minhas viagens, por anos de aperfeiçoamentos que fiz em cirurgia ortopédicas de coluna, pela Europa, América do Norte e Ásia, preenchi os pequenos tempos vazios com o meu “hobby” favorito, buscas constantes das riquezas das gastronomias locais, envolvendo necessariamente seus vinhos.

Não fiz cursos de enologia, deve ser uma falha, sou autodidata. Minha formação foi de ler muito e beber ainda mais; todos os tipos de vinhos, nestes últimos 50 anos. Aprendi de um grande cientista médico, na verdade filho de Oswaldo Cruz, quem também era campeão brasileiro de xadrez:  para se jogar bem, tem-se que ler muito, é importante, mas… a prática é que ensina quase tudo. Com medicina e vinho também dá certo o conselho!

Há 30 anos tendo fundado uma importadora de vinhos, aprendi os meandros de sua comercialização no Brasil. Nos útimos  4 anos fui diretor técnico e cultural da Terroir Importadora, responsável por todas as aulas, eventos e degustações.

Gostaria que os leitores encontrassem aqui uma paixão contagiante, se ainda não forem apaixonados pelos vinhos. Tentaremos transmitir informações básicas, quem sabe úteis para os iniciantes, quem sabe os experientes também encontrem motivos para acompanhar nossos comentários, informações, notícias, dicas práticas e recomendações para suas compras de vinhos, tendo em vista os prováveis dez mil vinhos oferecidos pelos importadores no Brasil.

Tentarei divulgar e simplificar seu consumo (moderado), dentro da possível grande sofisticação que exista no tema, vamos baixar a bola e considerá-lo simplesmente um suco de uva bem tratado, um bom amigo.

José Ruy Sampaio, o Zé do Vinho

Theme Distributed by Rock Kitty and Wordpress Themes